Subscribe Now
Trending News

Apresentação

Não há como duvidar, a natureza foi generosa com Garopaba. Em todo lugar é possível avistar lugares belíssimos e inesquecíveis. A junção de uma rica biodiversidade, geodiversidade e a cultura local compõem um cenário extraordinário. Além da Mata Atlântica; praias, dunas, costões rochosos, lagoas, banhados e restingas enchem os olhos de quem passa por aqui. Não bastasse isso, ainda é possível encontrar registros históricos de povos originários em diversos sítios arqueológicos, expressões, manifestações culturais e artísticas espetaculares.

Com uma área territorial de quase 115,000 km2 e uma população estimada em 23 mil habitantes (IBGE, 2019), somos agraciados por um povo diverso. Pelo nosso território já residiram Sambaquianos, Itararés, Guaranis, Portugueses de Açores, Afrodescentes.

A Enseada de Garopaba  era um ponto de referência aos navegantes da época do início das expedições navais à América do Sul já nas primeiras décadas de 1500. Não é a toa que o povo Guarani deu o nome Garopaba: Enseada de Barcos. (ygara=canoa, barco + paba=paradeiro, enseada).

A ocupação só foi intensificada com a chegada dos imigrantes  das Ilhas dos Açores que foram distribuídos por vários pontos do litoral catarinense e se apoiaram em conhecimentos do povo guarani para se adaptar a sobrevivência em nosso território, sobretudo ao que se refere a alimentação e pesca, a partir do século XVIII

Entre 1793-1795 fundou-se a Armação de São Joaquim de Garopaba, para exploração da pesca da baleia o que foi fundamental para a ocupação de Garopaba e deixou marcas até hoje.

Com o declínio da caça há baleias, a economia se voltou a pesca artesanal e agricultura familiar.Houve várias oscilações e disputa de poder no território até a emancipação em 1961. Porém, a mudança mais impactante na história atual de Garopaba iniciou com a estruturação da rodovia federal, BR-101, atraindo jovens curiosos que acharam descobrir o paraíso. Iniciando um novo ciclo da cidade: o turismo como fonte econômica.

Assim como os primeiros jovens que “redescobriram” Garopaba, esperamos que você se apaixone pelo que temos de melhor: nossos cenários, histórias e, principalmente, nosso povo – acolhedor e simples.

Dados do Município

Região Turística: Encantos do Sul
Área: 115.405 km (IBGE/2016)
População: 23.579 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 28°01’24
Longitude: 48°36’48
Altitude: 18 m
Cidades próximas: Imbituba, Paulo Lopes.

Encantos do Sul

Colonizada por açorianos, esta região mescla o turismo histórico de Laguna – terra de Anita Garibaldi, com as belas praias de Imbituba e Garopaba, conhecidas internacionalmente pela qualidade de suas ondas. Imbituba ainda oferece a observação de baleias que atrai milhares de turistas de todo o Brasil. Outra opção é visitar, em Criciúma, a única mina de carvão aberta a visitação no país ou se deliciar em estâncias hidrominerais de Gravatal que completam esse incrível roteiro de encantos.

IDMS de Garopaba

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Garopaba.

Saiba Mais

Localização