Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra. As diversidades na paisagem estão ligadas a fatores humanos e geográficos, como a localização. Não é um determinante, mas dentro da geografia faz muito sentido usar-se das linhas imaginárias: paralelos, meridianos e/ou coordenadas geográficas para buscar compreender parte da origem da paisagem.

Pensando em novas possibilidades João Henrique Quoos, professor de Geociências do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC Campus Garopaba), que vem trabalhando em seu doutorado sobre Geoturismo na UFSM com uso de algumas tecnologias como o geoprocessamento, busca destacar uma curiosidade: O Paralelo 28ºSul passa no território de Garopaba, exatamente no bairro Areias do Macacu.

Desta forma, o Coletivo TaiáTerra, a Bambutiá, e o Vento Sul Topografia, uniram-se à ideia e resolveram pôr em prática a proposta do professor. Iniciou-se o projeto com o contato com lideranças da comunidade para a autorização da instalação da placa de referência, para que a comunidade conheça e se aproprie desse elemento e com o apoio da Prefeitura Municipal de Garopaba, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento e do Departamento de Trânsito que executou a pintura de uma faixa simbolizando a “linha imaginária”para que realmente se concretize este atrativo.