A Praia do Siriú é a mais extensa de Garopaba, com aproximadamente 4 km.  Concentra sua infraestrutura hoteleira e de alimentação no canto Norte da praia há 9 km do centro da cidade. Nela desemboca a Lagoa do Macacu/Siriú (na verdade uma lagoa de barra intermitente), atraindo muitas famílias com crianças pequenas. É possível acessar também a praia  por trilha saindo do centro da cidade.

Seguindo pela praia Central, direção norte, depois da escadaria de madeira no Morrinhos chega-se ao canto sul do Siriú. Há um riozinho e uma praia imensa com área de dunas e cordões de restinga até chegar no Siriú. Praticamente toda a extensão da praia é deserta, sem infra-estrutura de apoio. Por ser mar aberto, há ondulação mediana. Há a possibilidade de fazer uma trilha curta até as Areias do Macacu e ver o artesanato local feito com taboa e butiá (esteiras e chapéus) diretamente com a comunidade tradicional ou seguir até o Canto Norte. O ideal é contratar um condutor ambiental para fazer as trilhas.

No costão rochoso, depois da escadaria, existe um mirante natural para observação de baleias francas no período de junho a novembro (sobretudo em agosto e setembro, auge da temporada de baleias).

O Siriú se encontra dentro de uma unidade de conservação estadual: a Área de Proteção Ambiental do Entorno Costeiro, criada em 2009 depois da recategorização do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. E suas águas e o ilhote do Siriú fazem parte da unidade de conservação federal, Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA-BF). 

É uma área de campos de dunas e vegetação de restinga, típica da  planície costeira da Mata Atlântica. Sua extensão e tranquilidade, com áreas quase desertas é um convite a uma caminhada.

Ondas boas para surfar com vento Sul e swell Leste.




REDES SOCIAIS