Para alguns, seu nome é justificado por ter formato de ouvido, mas na verdade há outras explicações populares para o nome desta praia. O que importa é que a Praia do Ouvidor continua sendo uma das mais intocadas e preferidas pela população local. Com sua orla repleta de pinheiros (Casuarina sp.) plantados na década de 70 pelos primeiros visitantes que buscavam, com este plantio, ampliar a sombra no local para desfrutar do mar com poucas ondas e areia firme. Atualmente, esta vegetação é considerada exótica invasora e concorre com a vegetação nativa original. Há planos para, aos poucos, substituir essa espécie invasora por espécies nativas, porém faz parte de um processo lento já previsto no Plano de Manejo da APA da Baleia Franca, unidade de conservação federal da qual a praia do Ouvidor está inserida.

No canto Norte do Ouvidor há uma oficina lítica nas pedras e um riozinho raso, perfeito para as crianças brincarem em segurança. A trilha da Caranha, também no canto Norte, interliga a praia do Ouvidor à praia da Barra da Ferrugem.

No canto Sul, os mais atentos podem observar um olho d’água (nascente de água doce) bem próximo ao início do costão. Também é possível fazer trilha até a Praia Vermelha, saindo dali e ou retornando até a guarita de propriedade da família Gerdau Johannpeter.

Uma das melhores praias pra começar a aprender a surfar, por ter ondulação mais suave.




REDES SOCIAIS