Uma simpática figura representativa da cultura local de Garopaba, seu Raquel, como é conhecido, é um artista/artesão naval que produz réplicas perfeitas de embarcações típicas da região como a “baleeira” e a “canoa de um pau só”. Começou a vida cedo como pescador, e nas horas vagas foi aprimorando seu talento em esculpir canoas, tanto que hoje, além de fazer estes trabalhos é carpinteiro naval do Estaleiro da Prefeitura Municipal de Garopaba. Tem réplicas espalhadas em diversos locais do mundo, inclusive no Museu do Mar em São Francisco do Sul. Já recebeu em 2014 o troféu Ilha do Corvo de açorianidade por sua obra pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) e o Prêmio Culturas Populares 2018 – edição Selma do Coco do Ministério da Cultura. Suas obras podem ser apreciadas na loja de artesanato Artmar, no Paiol e na Casa do Padre.