Imagine uma vila pacata onde quase todos se conheçam, um pequeno refúgio de pescadores e gente que curte a natureza, semelhante ao que o centro de Garopaba já foi num passado remoto. Assim é a praia da Gamboa. São 1,5km de extensão de praia a 15km do centro de Garopaba, com mar levemente agitado. Por ser ainda pouco conhecida, costuma ser frequentada por famílias e pessoas que preferem praias menos movimentadas.

Com uma natureza preservada e exuberante, faz parte de duas unidades de conservação. Suas terras compõem parte da APA Estadual do Entorno Costeiro e suas águas a APA Federal da Baleia Franca. 

O canto sul da praia é acessado pelo centrinho do lugar, ali desemboca o rio da Caximba e no costão há um mirante construído pela própria comunidade para observação da pesca artesanal tradicional da tainha de maio a julho e de baleia franca de junho a novembro. É a praia de maior incidência de baleia franca em Garopaba, sendo possível, às vezes, o avistamento bem próximo do mirante.

A Ponta do Faísca, um rochedo escuro (diabásio) que se encontra no extremo norte da praia, é a divisa norte com o município de Paulo Lopes.

Boa para surfar com swell de leste e sul. O destaque é as opções de alta gastronomia de qualidade que se instalou recentemente no local.




REDES SOCIAIS